Principais Dúvidas – Diretor e Especialista

1.1 – Como Acessar o Diário Escolar Digital + ?

Para acessar o DED+ você deverá entrar no seguinte endereço: dedmais.educacao.mg.gov.br, se você é educador da Rede Estadual, já terá acesso ao sistema associado ao seu CPF. Dessa forma você poderá acessar por: 

  • Sistema de Segurança Corporativo (SSC): O acesso é realizado por meio do seu CPF como login, e a senha já está previamente cadastrada, sendo a mesma que você utiliza  no portal do servidor;
  • Sistema gov.br: Há ainda a possibilidade do ingresso com os dados já cadastrados no sistema gov.br, associado ao seu CPF;
  • Certificado digital: Caso tenha um certificado digital também poderá ser utilizado como acesso.
  • O acesso poderá ser feito por celular, computador ou tablet via navegador de acesso (como chrome, safari, firefox, opera, etc) desde que você esteja conectado à internet;

 

1.2 – Preciso criar uma conta para acessar ao DED+?

  • Não, todos os especialistas e diretores da rede já terão acesso ao sistema vinculado ao seu CPF;
  • O acesso é feito por meio do Sistema de Segurança Corporativo (SSC), ou gov.br. Nos dois casos utilizando seu CPF e senha. O SSC também é utilizado pelo Portal do Servidor, portanto caso já tenha acesso ao portal, sua senha será a mesma utilizada para acessar o Portal do Servidor;
  • Caso o servidor não tenha senha cadastrada, deverá verificar seu e-mail institucional (o email institucional costuma ser o seu nome.sobrenome com o @educacao.mg.gv.br, ex: marcela.oliveira.exemplo@educacao.mg.gov.br). Buscar o e-mail recebido informando seus dados e as instruções para o primeiro acesso. Conforme imagem a seguir:

 

 

1.3 – Posso usar o mesmo acesso do DED?

  • Não, o acesso ao novo DED, DED+, será feito via SSC, com o CPF e senha cadastrada pelo usuário, que pode ser diferente do login e senha cadastrados no sistema DED anterior.

 

1.4 – Como selecionar uma Escola? Sou especialista em mais de uma Escola.

  • Após logar no sistema, caso o especialista trabalhe em mais de uma escola, o mesmo verá em tela um quadro para Seleção de Unidades;
  • O especialista deverá clicar no ícone da lupa para então selecionar em qual escola deseja acessar o DED+;
  • Observação: Caso esteja acessando o DED+ pelo celular, o especialista verá inicialmente apenas o código da escola. Para visualizar o nome de cada escola, o usuário deverá arrastar o quadro para direita.

 

1.5 – Sou especialista e professor na mesma escola, porque não consigo acessar meu perfil de professor?

  • Por enquanto o DED+ ainda não permite o acesso de perfis diferenciados (professor e especialista) para uma mesma escola. Assim, a princípio, você terá acesso apenas ao perfil especialista. Em breve, atualizaremos o sistema para que o servidor que é especialista e professor na mesma escola tenha acesso aos dois perfis.
  • A partir do perfil especialista você deverá selecionar as turmas que leciona para realizar os lançamentos de nota e frequência das mesmas.
  • Dica: Para facilitar os lançamentos, no menu Turmas ou no menu Fechamento  e Reabertura de Bimestre, utilize o filtro “Pesquisar agrupamento de turmas”, e preencha apenas a opção “Professor” selecionando seu próprio nome. O sistema irá retornar todas as turmas em que você leciona.

 

1.6 – Se eu mudar a senha do SSC, muda a senha do GOVBR? O contrário também?

  • Não. Uma senha não está atrelada a outra, os acessos são feitos com o mesmo CPF, mas de forma separada;
  • Alterar a senha do SSC não irá alterar sua senha gov.br, assim como alterar sua senha gov.br não irá alterar sua senha do SSC.

 

1.7 – Não sei ou esqueci minha senha do SSC, o que fazer?

  • Na tela de acesso ao sistema clique em “Esqueceu sua senha?”;
  • Você será direcionado para uma tela onde deverá inserir seu CPF;
  • Selecione e confirme o e-mail cadastrado que deseja receber as instruções e clique em “SOLICITAR”;
  • Verifique o e-mail selecionado e acesse o link recebido para definir uma nova senha.

 

1.8 – Como sair do sistema?

  • Para sair do sistema em um computador: No lado direito da tela clique no botão “Sair”;
  • Celular: Após acessar o sistema, no canto superior direito da tela você encontrará um ícone com formato de três linhas empilhadas. Ao clicar nesse ícone, você verá o botão “Sair”, clique nesse botão;

 

2.1 – O que são os menus “Turmas” e “Fechamento e Reabertura de Bimestre”?

  • Ao acessar o sistema, na tela inicial, você terá a opção de escolher entre os menus “Turmas” ou “Fechamento e Reabertura de Bimestre”.
  • O menu “Turmas” permite que o especialista e o diretor visualizem todas as turmas da escola. A partir de filtros, você poderá encontrar uma ou mais turmas específicas para obter informações detalhadas de notas e frequências dos estudantes.
  • O menu “Fechamento e Reabertura de Bimestre” permite que o especialista e diretor acompanhem o processo de fechamento do Bimestre de toda escola por meio de um painel.

 

2.2 – Como trocar de Escola (para especialistas e diretores que trabalham em mais de uma escola)?

  • Computador: no lado direito da tela clique no botão “Trocar Unidade” (ícone laranja);
  • Celular: no canto superior direito da tela você encontrará um ícone com formato de três linhas empilhadas. Ao clicar nesse ícone, você verá o botão laranja de “Trocar Unidade”. Clique neste botão;
  • Ao clicar, você verá uma tela para seleção de unidades. Clique na lupa para selecionar a escola desejada;
  • Observação: Caso esteja acessando o DED+ pelo celular, o usuário verá inicialmente apenas o código da escola. Para visualizar o nome de cada escola, o usuário deverá arrastar o quadro para direita;

 

 

2.3 – Como voltar para a tela inicial?

  • Ao sair da tela inicial o sistema apresentará em todas as telas subsequentes o botão “Home” (ícone da casinha) no canto superior direito da tela, ao clicar, você retornará imediatamente para a tela inicial;
  • Além do botão “Home”, ao sair da tela inicial o sistema também apresentará o botão “Voltar” encontrado no canto superior esquerdo da tela. O botão voltar retorna para a página anterior, então, clicando no botão voltar, quantas vezes forem necessárias, também será possível retornar para a tela inicial;

 

3.1 – Como posso encontrar uma turma? Como utilizar os filtros?

  • Ao clicar no menu Turmas, você verá duas opções de pesquisa, abaixo dessas opções o sistema apresentará uma listagem contendo todas as turmas da escola. Ao clicar no card da turma, você poderá ver detalhes da turma selecionada. 
  • Caso deseje encontrar uma turma específica ou um grupo de turmas, o sistema disponibiliza duas opções de pesquisa:
    – Pesquisar pelo nome da turma ou código: Digite o nome ou código da turma na barra de pesquisa para encontrar uma turma específica;

     



    Pesquisar por agrupamento de turmas: Utilize uma ou mais opções de filtros para encontrar um grupo de turmas específicas. Filtros disponíveis: “Ano”, “Período Letivo”, “Turno”, “Tipo de Ensino”, “Nível”, “Etapa”, “Professor Responsável” e “Turma”. Exemplo: Ao selecionar no filtro o professor “João Exemplo de Sousa” o sistema irá apresentar como resultado da busca apenas as turmas em que o professor João leciona. Exemplo 2: Ao selecionar o tipo de ensino “EJA” o sistema irá apresentar como resultado da busca apenas as turmas EJA.

 


 

3.2 – Como posso verificar os registros de cada turma?

  • Após selecionar uma turma, o sistema irá exibir uma tela contendo todos os componentes curriculares vinculados à turma selecionada. Os componentes estão organizados de forma alfabética e, ao clicar em um componente, você poderá visualizar os registros já feitos. Após a seleção do componente, o sistema irá apresentar a tela de visão geral da turma, semelhante à tela que o professor visualiza;



  • Nesta tela, você poderá visualizar o “Relatório Geral da Turma” onde estarão registradas, para cada estudante, todas as notas e faltas já lançadas pelo professor deste componente curricular.
  • Para saber mais detalhes sobre as aulas lançadas pelo professor, acesse o menu “Aulas”. Para saber mais detalhes sobre as atividades avaliativas já registradas, selecione o menu “Avaliações”.
  • Dica: Para visualizar as informações de outro componente curricular da mesma turma, não é necessário voltar as páginas no sistema. No canto superior direito há um botão “Alterar componente”, ao clicar nesse botão e selecionar outro componente o sistema irá apresentar a mesma tela porém para o componente escolhido. Exemplo: Você está visualizando o Relatório Geral da turma do componente Língua Portuguesa, ao alterar o componente para Matemática o sistema irá apresentar o Relatório Geral da turma de Matemática;

     

 

  • Para obter informações mais detalhadas sobre algum estudante em específico, basta clicar no nome do aluno em qualquer listagem. Ao clicar no nome do estudante, você verá o “Relatório Individual do Aluno”.

4.1 – Menu Aulas: Como funciona o “Total de Aulas Lecionadas”?

  • Na tela de Aulas, abaixo do botão “+ Cadastrar aula” e do filtro de bimestre, o sistema apresenta um quadro verde que indica o “Total de Aulas Lecionadas no Z°Bimestre –  X de Y”; 
  • Essa informação indica o valor total  de aulas que possuem registro de frequência em relação ao total de aulas cadastradas pelo professor;
  • Por exemplo, no 1° bimestre um professor cadastrou 20 aulas no sistema e registrou a chamada de 15 aulas. Nesse cenário, o sistema exibirá a seguinte informação: “Total de Aulas Lecionadas no 1° Bimestre – 15/20”;
  • Dessa forma, usuário poderá saber de maneira rápida quantas aulas já foram cadastradas e quantas dessas aulas já estão com a frequência registrada;

 

 

4.2 – Menu Aulas: O que são Aulas Aulas Pendentes, Aulas Lecionadas e Aulas Futuras?

  • O sistema categoriza automaticamente as aulas em três tipos: Aulas Pendentes, Aulas Lecionadas e Aulas Futuras;
  • As Aulas Pendentes são aulas que já ocorreram mas que ainda não possuem registro de frequência;
  • As Aulas Lecionadas são as aulas nas quais a frequência dos alunos já foi registrada;
  • As Aulas Futuras são as aulas que serão ministradas em uma data futura (considerando o dia corrente do acesso).

 

4.3 – Menu Avaliações: Como funciona o “Total de notas registradas”?

  • Na tela de Avaliações, abaixo do botão “Cadastrar avaliação” e do filtro de bimestre, temos um quadro verde que indica o seguinte: “Total de notas registradas –  X de 25”;
  • Essa informação indica o valor total de pontos em atividades avaliativas que foram cadastrados no sistema. Por exemplo, se o professor cadastrar uma prova bimestral no valor de 15 pontos, e um trabalho em grupo no valor de 5 pontos, a informação no quadro verde seria a seguinte: “Total de notas registradas –  20 de 25”;
  • Dessa forma, o professor poderá saber de maneira rápida quantos pontos já foram efetivamente lançados para o bimestre;

 

 

4.4 – Menu Avaliações: O que significam as etiquetas “Nota registrada” e “Nota pendente”?

  • Toda atividade avaliativa tem uma categorização referente ao status do lançamento das notas;
  •  A sinalização verde de “nota registrada” significa que todos os estudantes daquela turma receberam registros referentes àquela atividade;
  • A sinalização laranja de “nota pendente” significa que um ou mais estudantes ainda não possuem registros referentes àquela atividade;

 

4.5 – Menu Avaliações: O que significa o campo “Não realizada” na tela de lançamento de notas?

  • Na tela de lançamento de notas, no cartão de informações de cada aluno, abaixo do campo para preenchimento “Nota:” há um campo de seleção “Não realizada”;
  • Esse campo poderá ser selecionado quando um estudante não realizou a atividade avaliativa, dessa forma, o professor não precisa preencher o campo “Nota” com o valor 0,0;
  • Quando essa opção for selecionada, os campos de preenchimento “Nota” e “Recuperação Paralela” ficam inacessíveis.

 

4.6 – Menu Aulas e Avaliações: O que fazer quando for necessário que o Especialista e/ou Diretor façam registros para o professor?

  • Os perfis do Especialista e do Diretor possuem a permissão de criar, editar e excluir registros. Assim, nos casos em que o Especialista ou o Diretor necessitem realizar registros no DED+, os mesmos deverão selecionar a turma e o componente curricular desejado para proceder com a criação/edição/exclusão de atividades avaliativas e/ou aulas.
  • Para maiores esclarecimentos sobre como realizar esses registros, gentileza verificar o passo-a-passo de utilização do DED+ para professores no link: https://www.diarioescolardigital.educacao.mg.gov.br/site/duvidas-professor/

5.1 – Relatório Geral: Que informações tenho no Relatório Geral da turma?

O Relatório Geral da turma é exibido na “Tela Inicial da Turma” (a primeira tela que o sistema exibe após o Especialista/Diretor selecionar uma turma). A apresentação inicial do relatório será exibida em relação ao bimestre corrente, podendo ser alterada por meio do filtro de bimestre; O relatório exibirá:

  • Número total de estudantes da turma;
  • Listagem nominal acompanhada do código de cada estudante;
  • Filtro de bimestre, esse filtro permite visualização pelas seguintes opções: 1°BIM; 2° BIM; 3° BIM; 4° BIM; Estudos Independente de Recuperação; Todos os Bimestres (consolidado anual);
  • Filtro de ordenação, permite ordenar a listagem de alunos por: Ordem alfabética; Ordenação da maior nota para a menor nota; Ordenação da menor nota para a maior nota (considerando o somatório de notas de cada estudante para o bimestre);
  • Relação de todas as atividades avaliativas cadastradas pelo professor no bimestre e também o valor atribuído à cada uma delas;
  • Nota que cada estudante recebeu para cada uma das atividades avaliativas cadastradas pelo professor;
  • Consolidado de faltas de cada aluno;

 

 

5.2 – Relatório Geral: Como funcionam os filtros do Relatório Geral da turma?

  • Para alterar as informações exibidas pelo relatório o usuário deverá alterar a seleção dos filtros do relatório; 
  • Ao clicar em algum dos filtros, o sistema irá exibir logo abaixo da caixa de seleção as opções de filtragem, em que o usuário deve selecionar a opção desejada. Assim, o relatório irá se atualizar de acordo com a escolha feita; Os filtros existentes são:
    – Filtro de bimestre, esse filtro permite visualização pelas seguintes opções: 1° Bimestre; 2° Bimestre; 3° Bimestre; 4° Bimestre; Estudos Independente de Recuperação; Todos os Bimestres (consolidado anual);
    – Filtro de ordenação, permite ordenar a listagem de alunos por: Ordem alfabética; Ordenação da maior nota para a menor nota; Ordenação da menor nota para a maior nota (considerando o somatório de notas de cada estudante para o bimestre).

 

5.3 – Relatório Geral: Porque alguns alunos estão no final da listagem com o campo preenchido em cinza?

  • Os alunos que saíram da turma por motivo de encerramento de matrícula aparecem ao final da listagem de alunos do Relatório Geral da Turma, o campo é preenchido de cinza para sinalizar que o estudante não está mais enturmado.

 

5.4 – Relatório Geral: Porque alguns alunos têm um símbolo de alerta?

  • Os alunos que foram remanejados de turma mas que o professor da turma de origem já tinha feito o lançamento de notas, receberão um sinal de alerta junto ao seu nome nas listagens de alunos. Isso ocorrerá para sinalizar ao professor de sua nova turma que há informações de notas já lançadas para o estudante remanejado. Essas informações podem ser visualizadas no relatório individual do aluno.

 

5.5 – Relatório Individual: Como visualizar todas as informações de um aluno?

  • Em qualquer tela do sistema que exibir a listagem de alunos o Especialista/Diretor poderá visualizar as informações do relatório individual do aluno ao clicar sobre o nome do estudante;
  • No relatório individual do aluno podemos encontrar as seguintes informações: Nome completo; Código do aluno; Informações sobre a matrícula (encerrada/remanejada/transferido, etc); Somatório de notas obtidas até o momento da consulta; Somatório de faltas obtidas até o momento da consulta; Detalhamento de notas por bimestre; Detalhamento de faltas por bimestre;
  • Para visualizar o detalhamento das notas e faltas por bimestre, clique no ícone de olho, do lado direito da tela.

7.1 – O que posso encontrar no menu “Fechamento e Reabertura de Bimestre”?

  • A tela de “Fechamento e Reabertura de Bimestre” permite que o Especialista e o Diretor tenham uma visão geral de todas as turmas da escola e o status das mesmas (Com Pendências, Aptas ou Fechadas) em relação ao Fechamento do Bimestre selecionado;
  • A tela apresenta todas as turmas da escola por meio de cartões informacionais dos componentes curriculares. Esses cartões contém as seguintes informações: Nome da turma; Endereço; Componente Curricular; Nome do Professor; Turno; Aulas Lecionadas e Notas Registradas;
  • A tela disponibiliza filtros para facilitar a visualização de turmas específicas ou grupos de turmas;
  • No painel de turmas, os perfis Especialista e Diretor poderão fechar e reabrir bimestres.

 

7.2 – Como posso encontrar uma turma? Como utilizar os filtros?

  • Caso deseje encontrar uma turma específica ou um grupo de turmas, o sistema disponibiliza duas opções de pesquisa:

    – Pesquisar pelo nome da turma ou código: Digite o nome ou código da turma na barra de pesquisa para encontrar uma turma específica.

    – Pesquisar por agrupamento de turmas: Utilize uma ou mais opções de filtros para encontrar um grupo de turmas específicas. Filtros disponíveis: “Período Letivo”, “Turno”, “Tipo de Ensino”, “Nível”, “Etapa”, “Professor Responsável”, “Turma” e “Componente Curricular”. Exemplo: Ao selecionar no filtro o professor “João Exemplo de Sousa” o sistema irá apresentar como resultado da busca apenas os cartões dos componentes curriculares que o professor João leciona. Exemplo 2: Ao selecionar o componente curricular “Educação Física” o sistema irá apresentar como resultado da busca todos os cartões de Educação Física de todas as turmas da escola;

 

 

7.3 – O que são turmas Com Pendências, Aptas e Fechadas?

  • Na tela de Fechamento e Reabertura de Bimestre, os componentes curriculares de cada turma serão automaticamente categorizadas pelo sistema como turmas “Com Pendências”, turmas “Aptas” e turmas “Fechadas”;
  • Com pendências: São os componentes curriculares que possuem alguma pendência de lançamento, seja de notas ou de aulas. Na parte inferior dos cartões informativos desses componentes, haverá um, ou dois, botões vermelhos indicando que será necessário ajustar aulas e/ou ajustar avaliações;
  • Aptas: São os componentes curriculares que não possuem nenhuma pendência de lançamento, ou seja, todas as aulas cadastradas pelo professor possuem registro de chamada, e todos os estudantes possuem registro da distribuição total dos pontos daquela divisão. No centro inferior do cartão do componente terá um botão verde de “Fechar Bimestre”;
  • Fechadas: São os componentes aptos que já foram fechados pelo professor. O cartão de informações desses componentes continuam disponíveis para consulta e também informam se os dados da turma foram enviados para o SIMADE; No centro inferior do cartão do componente terá um botão azul de “Reabrir Bimestre” que poderá ser utilizado pelo Especialista ou Diretor quando for necessário.

 

7.4 – Como saber as turmas que precisam de ajustes na tela de Fechamento e Reabertura de Bimestre?

  • As turmas que estão listadas na aba “Com Pendências” (laranja) são as que precisam de ajustes. Na parte inferior dos cartões informativos dessas turmas/componentes, haverá um, ou dois, botões vermelhos indicando que será necessário ajustar aulas e/ou ajustar avaliações;
  • As pendências de aulas serão informadas no canto inferior esquerdo do cartão do ccomponente da seguinte maneira: “Aulas lecionadas: X/Y” . Onde X corresponde ao n° de aulas que o professor registrou a chamada e Y corresponde ao n° total de aulas que o professor cadastrou no sistema; Por exemplo: “Aulas lecionadas: 17/20” , essa informação significa que o professor registrou 17 chamadas das 20 aulas cadastradas por ele, então o professor deverá registrar a chamada das 3 aulas restantes para ajustar as pendências de aulas;
  • As pendências de avaliações serão informadas no canto inferior direito do cartão do componente da seguinte maneira: “Notas registradas: X/Y” . Onde X corresponde ao n° de pontos que o professor já lançou nota e Y corresponde ao n° total de pontos que devem ser distribuídos na divisão; Por exemplo: “Notas Registradas: 05/25”, essa informação significa que o professor lançou as notas de uma atividade no valor de 5 pontos, logo o professor ainda precisa lançar 20 pontos para atingir os 25 pontos obrigatórios para o bimestre;
  • Caso o Especialista ou Diretor necessite resolver pendências de lançamentos de notas/frequências para o professor, o mesmo deverá clicar no botão vermelho de ajuste para ser direcionado para a página de lançamento correspondente ao botão selecionado. Caso necessite de mais detalhes sobre esse processo, gentileza consutar o passo-a-passo de utilização do DED+ para professores, mais especificamente os itens 7.4 e 7.5 no link: https://www.diarioescolardigital.educacao.mg.gov.br/site/duvidas-professor/

 

 

 

7.5 – Como saber quais turmas já estão com o bimestre fechado?

  • Na tela de Fechamento e Reabertura de Bimestre, as turmas/componentes que já foram fechadas pelos professores estarão na aba “Fechadas” (azul)
  • Atenção: Quando a turma/componente não possui mais nenhuma pendência, mas ainda não foi fechada, a turma/componente pode ser encontrada na aba “Aptas”.

 

7.6 – Como posso fechar ou reabrir um bimestre?

  • Atenção: Antes de fechar ou reabrir um bimestre, certifique-se de escolher corretamente qual bimestre você deseja fechar ou reabrir. O filtro de seleção da divisão se encontra no campo superior direito da tela.
  • Para fechar o bimestre de alguma componente/turma, primeiramente as pendências de nota/frequência devem ser sanadas. Após a resolução das pendências, o card do componente/turma irá migrar para a aba “Aptas”. Nesta aba, o card do componente/turma terá um botão verde “Fechar Bimestre”. Ao clicar neste botão esse componente da turma será fechado.

 

 

  • Para reabrir o bimestre de algum componente/turma, basta selecionar a aba “Fechadas”, nesta aba os cartões dos componentes/turmas possuem um botão azul de “Reabrir Bimestre”. Ao clicar neste botão o bimestre daquele componente/turma será reaberto, e o card voltará para a aba “Aptas”;