Principais Dúvidas
1.1 – Como Acessar o Diário Escolar Digital + ?
Para acessar o DED+ você deverá entrar no seguinte endereço: dedmais.educacao.mg.gov.br, se você é educador da Rede Estadual, já terá acesso ao sistema associado ao seu CPF. Dessa forma você poderá acessar por:
1.2 – Preciso criar uma conta para acessar ao DED+?
Caso o servidor não tenha senha cadastrada, deverá verificar o e-mail cadastrado no DED anterior, ou e-mail institucional e buscar o e-mail recebido do SSC, informando seus dados e as instruções para o primeiro acesso. Conforme imagem a seguir:
1.3 – Posso usar o mesmo acesso do DED?
1.4 – Como selecionar uma Escola? Dou aula em mais de uma Escola.
1.5 – Se eu mudar a senha do SSC, muda a senha do GOVBR? O contrário também?
1.6 – Não sei ou esqueci minha senha do SSC, o que fazer?
2.1 Como escolher uma turma?
2.2 Como trocar de Escola (para professor que leciona em mais de uma escola)?
2.3 – Que informações tenho na tela inicial do professor?
2.4 Como voltar para a tela inicial do professor?
3.1 O que é a “Chamada do Dia” na tela de visão geral da turma?
3.2 Como fazer uma chamada?
3.3 – Como registrar a chamada de uma aula que foi ministrada anteriormente?
4.1 Como cadastrar uma aula?
4.2 Como editar ou consultar uma aula cadastrada?
4.3 Como excluir uma aula cadastrada?
4.4 O que são aulas pendentes, lecionadas e futuras na tela de Aulas?
4.5 – Como posso fazer a chamada de uma aula pendente?
4.6 Porque não tem a listagem de alunos em uma aula futura?
4.7 – Como funciona o “Total de Aulas Lecionadas” no menu Aulas?
4.8 – Porque não consigo editar ou excluir uma aula com o Bimestre fechado?
5.1 – Como cadastrar uma avaliação?
5.2 – Como editar, consultar ou excluir uma avaliação?
5.3 – Como lançar ou editar notas para os estudantes?
5.4 – O que significa “nota registrada” e “nota pendente” na tela de avaliações?
5.5 – O que significa o campo “Não realizada” na tela de lançamento de notas?
5.6 – O que é o campo “Recuperação Paralela” na tela de lançamento de notas?
5.7 – Porque o quadro ou o nome do aluno está vermelho na tela de lançamento de notas?
5.8 – Porque não consigo editar uma nota na tela de lançamento de notas?
5.9 – Como funciona o “Total de notas registradas” na tela de Avaliações?
5.10 – Como posso cadastrar a Recuperação Bimestral?
6.1 Que informações tenho no relatório geral da turma?
O Relatório Geral da Turma é exibido na “Tela Inicial da Turma” (a primeira tela que o sistema exibe após o professor selecionar uma turma). A apresentação inicial do relatório será exibida em relação ao bimestre corrente, podendo ser alterada por meio do filtro de bimestre; O relatório exibirá:
6.2 Como funcionam os filtros do Relatório Geral da turma?
6.3 Como visualizar todas as informações de um aluno?
6.4 Porque o aluno está no final da lista com o campo preenchido em cinza?
6.5 Porque meu aluno tem um símbolo de alerta?
7.1 – Como faço para fechar um bimestre?
7.2 – O que são turmas com pendências, aptas e fechadas na tela de Fechar Bimestre?
7.3 – Como saber as turmas que precisam de ajustes na tela de fechar bimestre?
7.4 – Como ajustar as pendências de aula de uma turma para fechar o bimestre?
ATENÇÃO: O sistema verifica a pendência de aulas a partir das aulas cadastradas pelos professores. Então, no momento de fechar o bimestre o professor deve se atentar se cadastrou o n° de aulas necessárias para aquela divisão. Por exemplo, se o professor tiver cadastrado 10 aulas para a divisão e tiver realizado o registro da chamada para as 10 aulas cadastradas, mesmo que a matriz curricular determine que o n° total de aulas deverá ser 20 aulas, o sistema não irá apontar pendências e a turma poderá estar apta para o fechamento. No entanto, cabe ao professor cadastrar o número de aulas necessárias à divisão. Nesse sentido, o sistema apresenta a seguinte mensagem de alerta para a categoria de turmas aptas: “Verifique se já foram cadastradas todas as suas aulas necessárias para o bimestre!”.
7.5 – Como ajustar as pendências de avaliações de uma turma para fechar o bimestre?
7.6 – Como saber se a turma está com o bimestre fechado?
7.6 – Posso fechar o bimestre de todas as turmas ao mesmo tempo?
7.7 – Posso editar lançamentos em um bimestre de uma turma já fechada?
7.8 – Como fazer para reabrir um bimestre?
8.1 Como posso ver informações de outros bimestres?
8.2 Como voltar para a tela anterior?
8.3 Como sair do sistema?